26.2.03

estava um dia meio sem serviço ontem no trampo, aí comecei a vasculhar a rede de computadores de lá prá vê se achava alguma coisa legal, só para matar o tempo mesmo, aí achei isso aqui numa antiga pasta da administradora quando ela ainda não era administradora:

Erupção vulcânica - Esse e experimento é excelente como apelo visual. Já pensou em demonstrar um vulcão em atividade sem riscos? Bom, todo ácido que entra em contato com carbonatos ou bicarbonatos, reage com estes liberando gás carbônico; esse é o segredo da "efervescência" dos anti ácidos como o sonrisal. Ao serem postos na água, o ácido cítrico do anti ácido reage com o bicarbonato de sódio formando citrato de sódio e libera gás carbônico, o famoso CO2. Em que a efervescência ajuda? Reposta: NADA! Mas, convenhamos, dá um "efeito" legal. Mas, chega de conversa e vamos meter a mão no vulcão, quero dizer, na massa.
a. Adicione colorau (ou um corante alimentício vermelho) no vinagre. Assim, você estará dando cor vermelha à sua "lava".
b. Encha cerca de 3/4 de uma garrafa plástica de 500ml (dessas de água mineral) com bicarbonato de sódio - aquele mesmo bicarbonato vendido em supermercados, mas devido à quantidade é melhor comprar em lojas de produtos químicos (1kg é o suficiente) - e coloque a garrafa no meio de uma travessa, prato ou coisa parecida.
c. Amontoe o cascalho em volta da garrafa e, depois, a areia e modele o seu vulcão, deixando apenas o gargalo descoberto. A seguir, derrame o vinagre vagarosamente dentro da garrafa e observe a erupção.
Observação - Se você puser um pedacinho bem pequeno de gelo seco dentro do vulcão, vai fazer uma fumaça e tanto.

0 De lírio(s):

Postar um comentário (Comentar)

<< Início